O tenista alemão Alexander Zverev, número três mundial, informou, este sábado, que rompeu "vários ligamentos" do pé direito, na sequência da entorse que o obrigou a desistir na meia-final de Roland Garros, diante de Rafael Nadal, na sexta-feira.
"De acordo com os primeiros exames médicos, parece que rompi vários ligamentos laterais do meu pé direito. Vou viajar para a Alemanha na segunda-feira, para efetuar mais exames e determinar qual a melhor e mais rápida forma de recuperar", escreveu Zverev, na rede social Instagram.
O germânico, de 25 anos, agradeceu "todo o apoio" que tem recebido desde sexta-feira e concluiu a publicação com um "até à próxima, Roland Garros".
Zverev lesionou-se com gravidade no início do "tie-break" do segundo set do encontro das meias-finais de Roland Garros, diante de Rafael Nadal, numa altura em que o espanhol já tinha vencido o primeiro parcial, por 7-6 (10-8), e quando o segundo estava empatado 6-6.
Num movimento natural de deslizar em court, o tenista natural de Hamburgo torceu o pé direito, sucumbido às dores de uma lesão aparentemente grave, que o fez sair do court Philippe Chatrier de cadeiras de rodas.
Após uma pausa forçada, ao fim de três horas e sete minutos, Zverev regressou à catedral da terra batida de canadianas, mas apenas para apresentar a desistência oficial e cumprimentar o árbitro Christian Rask e o adversário Nadal, que garantiu assim a qualificação para a final, a 30.ª em torneios do Grand Slam.
Nadal, quinto da hierarquia mundial, vai disputar pela 14.ª vez a do torneio parisiense, no domingo, frente ao estreante norueguês Casper Ruud (oitavo do 'ranking' ATP), que também na sexta-feira eliminou o croata Marin Cilic, na outra meia-final.