Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Ministra da Saúde revelou, esta sexta-feira, que 379.378 mil portugueses já foram vacinados contra a Covid-19.
No final de uma visita à CUF Tejo, Marta Temido avançou que 3,6% das pessoas foram inoculadas. Além disso, 100 mil profissionais do SNS também já receberam a vacina.
Este é um número que o Governo quer ver crescer, contudo, depende da disponibilidade das vacinas.
Defende “melhorias” na organização do processo de vacinação e tornar o enquadramento desta ação “mais claro e percetível”.
A governante quer que se comece a preparar a vacinação da restante população, quando chegar a primavera, que será um “desafio de escala”. O principal revés é o “número escasso de vacinas para as pessoas que queremos vacinar.”
“Muito obrigada por estarem também ombro a ombro na linha da frente”, disse Marta Temido, considerando que “desde o início da pandemia que os laços de colaboração entre os vários atores do sistema de saúde português se têm reforçado”.
Aproveitou a ocasião para dizer que público e privado devem continuar a trabalhar “ombro a ombro” na área da saúde.
Na próxima semana deverá ser renovado o estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, estendendo-se até 1 de março, e tudo indica que se manterá no país o dever geral de recolhimento e o encerramento de um amplo conjunto de atividades para conter a propagação do novo coronavírus.
Na quinta-feira, Portugal registou 225 mortes relacionadas com a covid-19 e 7.914 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O boletim da DGS indicou também que na quinta-feira estavam internadas 6.496 pessoas, menos 188 do que na véspera, das quais 863 em unidades de cuidados intensivos, menos 14.
Desde o início da pandemia, morreram em Portugal 13.482 pessoas, num total de 748.858 casos de infeção confirmados.