Graça Freitas: "Não queremos isolar um lar e torná-lo num gueto"
25-03-2020 - 13:28
 • Eduardo Soares da Silva

Diretora-geral da Saúde garante que os lares não terão cerca sanitária para evitar propagação do coronavírus e garante que poderão recorrer aos locais mais próximos para a realização de testes.

Veja também:


Os lares não serão cercados por cordões sanitários, mesmo que tenham casos positivos de coronavírus. A garantia foi dada por Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, em conferência de imprensa.

"Não queremos isolar um lar e torná-lo num gueto. Vamos providenciar com as forças locais formas de separar pessoas positivas das não-positivas, para evitar que estes dois mundos se juntem e potenciem mais casos. Sempre que for possível esta separação, será feita. Quando não for, localmente têm de ser encontradas soluções", diz.

Com a entrada de Portugal na fase de mitigação do coronavírus, os lares poderão recorrer ao laboratório mais próximo para a realização de testes, quer seja público ou privado.

"Deixamos de estar em fase de contenção. Um lar em qualquer localidade agora poderá recorrer ao privado. Farão testes no local mais próximo, quer seja INEM, hospital público ou laboratório privado. Vamos alargar a oferta dos testes", explica.

A DGS recusa ainda a possibilidade que as vítimas mortais por Covid-19 em lares não tenham sido testados: "Há testes nesse sentido. Se ocorrer uma morte com sintomatologia compatível com a Covid-19, tem de ser testada".

O boletim diário da Direção-Geral da Saúde confirma que o novo coronavírus fez 43 mortes, mais dez nas últimas 24 horas. Há 2.995 infetados em Portugal.