Veja também:
- O inverno chegou às criptomoedas. É mais uma fase ou a “bolha” rebentou?
- Reportagem. No paraíso das criptomoedas
Detido nas Bahamas, o magnata das criptomoedas, Sam Bankman-Fried, fundador da plataforma FTX e da empresa de investimentos Alameda, foi indiciado esta terça-feira por fraude, de acordo com informação prestada pela Procuradoria de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Presente esta terça-feira ao tribunal, Bankman-Fried, de 30 anos, chegou sob fortes medidas de segurança, naquela que foi também a sua primeira aparição pública desde a falência da FTX, uma das maiores bolsas de compra, venda e armazenamento de criptomoedas.
O empresário responde por oito crimes, entre fraude e lavagem de dinheiro, segundo a acusação.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que regula o mercado financeiro americano, acusa Sam Bankman-Fried, de liderar um sistema apenas com a finalidade de enganar os investidores.
"Afirmamos que Sam Bankman-Fried construiu um castelo de cartas baseado em fraude, convencendo os investidores de que era um dos sistemas de criptomoedas mais seguros do mercado", declarou em comunicado o presidente da SEC, Gary Gensler.
Os procuradores acreditam que o empresário defraudou também os credores da Alameda, fornecendo-lhes informações falsas e enganosas sobre o estado dos fundos de investimento.
"Enquanto gastou luxuosamente em escritórios e condomínios nas Bahamas, e afundou milhares de milhões de dólares de fundos de clientes em investimentos especulativos, o castelo de cartas de Bankman-Fried começou a desmoronar-se", é ainda referido pela SEC.
Na última semana, a FTX, uma das maiores bolsas de criptomoedas do mundo, avançou com um processo de insolvência nos Estados Unidos, com o abandono do diretor-executivo Sam Bankman-Fried da liderança da corretora que chegou a valer 32 mil milhões de dólares.
A saída de um número significativo de clientes, nas últimas semanas, levantou dúvidas quanto á saúde financeira da FTX, confirmada agora através da acusação que levou à detenção do empresário.