Eleições no PS. José Luís Carneiro critica divulgação de resultados parciais
16-12-2023 - 16:11
 • Ricardo Vieira

Candidato considera ser uma "forma de condicionamento", porque "60% dos militantes votam hoje".

O candidato à liderança do PS, José Luís Carneiro, votou este sábado à tarde em Baião e criticou a divulgação de resultados parciais, que dão vantagem ao adversário Pedro Nuno Santos.

"Há que respeitar a vontade dos militantes que estão hoje, de uma forma livre e democrática - desejamos que seja tão democrática quanto possível - a exprimir a sua vontade", afirmou o ministro da Administração Interna, em declarações aos jornalistas.

José Luís Carneiro considera que a divulgação de resultados parciais pode ser uma forma de condicionamento e sublinha que "60% dos militantes votam hoje", segundo dia das eleições no Partido Socialista.

"Não quero comentar resultados parciais, acho que nem deviam ser conhecidos. Como acontece nas eleições gerais, acaba por ser uma forma de condicionamento", atirou.

Pedro Nuno Santos está na frente da corrida à liderança do PS. Dados preliminares e não oficiais dão a vitória a Pedro Nuno Santos em dez das doze federações que foram a votos na sexta-feira.

Segundo dados apurados pela Renascença junto das candidaturas, Pedro Nuno Santos acumula, para já, 64% dos votos, enquanto que José Luís Carneiro arrecada 35% dos votos já apurados. O terceiro candidato, Daniel Adrião, conseguiu 1% dos votos registados esta sexta-feira.

Nas declarações deste sábado após votar em Baião, a sua terra natal, José Luís Carneiro sublinhou que confia "muito no voto livre" e que respeita o voto dos militantes.

Deixou também ma garantia, independentemente do resultado destas eleições no PS: "Quero dizer a todos os militantes que aqui estamos e aqui vamos continuar a estar".

Sobre o futuro do primeiro-ministro demissionário, Carneiro considera que António Costa é um ativo do partido e do país que pode aspirar a cargos dentro e fora de portas.

"António Costa é o político com mais experiência executiva do país. E quer seja em Portugal ou na vida internacional, temos muito gosto de continuar a contar com ele e com outros camaradas", declarou o candidato a líder do PS.

Os resultados das eleições internas no Partido Socialista vão ser conhecidos este sábado à noite.