O primeiro-ministro, António Costa, chamou a São Bento a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). Contactada pela Renascença, a associação confirma o encontro, que tem lugar esta quinta-feira, às 11h30, onde uma eventual redução da taxa de IVA será um dos assuntos em debate.
A redução da taxa de IVA dos actuais 23% para os 13% foi uma das bandeiras da campanha do Partido Socialista. A descida poderá significar uma perda de receita de 330 milhões de euros este ano, "com impacto de 210 milhões de euros no défice", segundo o cenário macroeconómico traçado por uma equipa liderada por Mário Centeno, agora ministro das Finanças, e que serviu de base ao programa eleitoral socialista.
O Governo está em processo de elaboração do Orçamento de Estado para 2016. Nos últimos dias, durante a visita a Cabo Verde, António Costa prometeu entregar um esboço do documento esta sexta-feira. O documento que vai ser enviado à Comissão Europeia será aprovado esta quinta-feira, na habitual reunião de Conselho de Ministros.
Mas a proposta de lei do Orçamento não dará entrada no Parlamento antes da primeira semana de Fevereiro. Tudo indica que só haverá Orçamento em vigor Abril.
Também contactado pela Renascença, o gabinete do primeiro-ministro prefere não fazer comentários sobre o assunto, limitando-se a dizer que “não fala sobre reuniões que não constam da agenda oficial”.