O Presidente da República confirmou esta quinta-feira que Zelensky não visitará Portugal no final desta semana e que o fará através de uma “visita bilateral” no futuro.
À entrada para o jantar oficial com outros chefes de Estado do Grupo de Arraiolos, em Vila Nova de Gaia, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que o presidente ucraniano teria de regressar à Ucrânia e confirmou a notícia da Renascença de que a visita não acontecerá "nem hoje nem amanhã".
“Sei que estamos a falar para ele [Zelensky] vir numa visita bilateral a Portugal. Não desta vez, que tinha de regressar à Ucrânia, que estaria poucas horas e não ficaria sequer, para amanhã, em Granada. Portanto achou-se preferível haver uma visita bilateral a Portugal”, disse, que adianta que os gabinetes de Espanha e Portugal estão a discutir novas datas.
Marcelo comentou ainda a situação da saúde no país, numa altura em que vários serviços estão encerrados, adiantando que já falou com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e com o bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.
Para esta sexta-feira está agendada uma reunião com 13 chefes de Estado da União Europeia, com a guerra na Ucrânia a ser um dos temas principais em debate.