A linha SNS 24 já atendeu mais de dois milhões de chamadas este ano, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), superando a marca alcançada no ano passado.
O registo de dois milhões de chamadas atendidas desde janeiro foi registado na sexta-feira, enquanto em 2023, de acordo com informações avançadas em dezembro pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), foram atendidas cerca de 1,7 milhões de chamadas.
"Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados", refere a nota publicada no portal.
O SNS destacou ainda a importância do funcionamento desta linha telefónica (808 24 24 24), ao assinalar que a referenciação para cuidados de saúde primários ou para autocuidados permite "reduzir as deslocações desnecessárias aos serviços de urgência e, deste modo, aliviar a pressão sobre estes serviços e permitir que os profissionais se concentrem sobre situações que exigem cuidados agudos diferenciados".
A procura foi particularmente visível durante a pandemia da Covid-19, quando se registaram os máximos de chamadas atendidas pelos profissionais de saúde ao serviço da linha SNS 24. Em 2022 atingiu-se o recorde de mais de nove milhões de chamadas, ultrapassando os anteriores máximos de 2021, em que se tinham registado mais de seis milhões de chamadas, ou de 2020, com mais de quatro milhões de chamadas.
Os dois milhões de chamadas já atendidas este ano ficam também à frente do registo de 2019, o último ano pré-pandemia, no qual a linha SNS 24 atendeu cerca de 1,4 milhões de chamadas.
A linha SNS 24 completou sete anos de funcionamento em julho e, segundo o portal, tornou-se a "porta de entrada" para o SNS.