“Sinodalidade nas Igrejas locais e na missão da Conferência Episcopal” é o mote para as Jornadas Pastorais do Episcopado português que decorrem em Fátima esta segunda e terça-feira. Além dos bispos, participam na iniciativa dois representantes de cada diocese, bem como diretores dos vários Serviços da CEP.
Segundo uma nota divulgada pelo Secretariado-Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o programa das jornadas contempla duas reflexões, seguidas de debate, sobre “Sinodalidade como interpelação às Igrejas locais e à colegialidade episcopal” e “Sinodalidade: resistências e oportunidades”, após o que terá lugar a apresentação, em dois painéis, das sínteses diocesanas da caminhada sinodal de algumas dioceses.
A terminar e após reflexões em grupos, os participantes farão propostas concretas de sinodalidade quer para as Igrejas locais, quer para a Conferência Episcopal.
Na quarta-feira, de manhã, terá lugar uma Assembleia Plenária extraordinária em que os bispos portugueses vão aprovar o documento ‘Ministérios laicais para uma Igreja ministerial’ e o rito da instituição de Catequistas.
De acordo com o programa divulgado, a assembleia dos bispos abordará ainda o processo sinodal e o processo de estudo sobre abusos sexuais na Igreja.