EUA. Joe Biden desistir das Presidenciais está a tornar-se um cenário provável?
19-07-2024 - 10:15
 • Hugo Monteiro

Certo é que, praticamente desde o debate televisivo com Trump, o candidato democrata tem estado numa posição cada vez mais difícil.

As últimas horas foram intensas na cena política norte-americana. Donald Trump aceita a nomeação republicana para ser candidato à Casa Branca.

Já do lado democrata adensam-se as dúvidas sobre se Joe Biden vai levar a candidatura até ao fim.

O Explicador Renascença esclarece.

A desistência é um cenário realista?

É um cenário que pode mesmo acontecer, porque há cada vez mais as vozes que pedem a Joe Biden que desista. Mesmo depois do próprio Biden ter afastado esse cenário e ter dito que iria até ao fim.

Certo é que, praticamente desde o debate televisivo com Trump, o candidato democrata tem estado numa posição cada vez mais difícil.

Além da fragilidade que demonstrou e das gafes que se seguiram, também o ataque a Donald Trump e, até, a circustância de ter sido infetado com Covid-19.

Todos esses fatores fragilizam e muito a posição de Joe Biden.

Biden disse que abandonava em caso de doença grave?

Sim.

E, por isso mesmo, as parcelas vão-se juntando.

E fontes citadas pela imprensa dos Estados Unidos avançam que Biden poderá mesmo renunciar à corrida presidencial durante o fim de semana.

Quem é que está a pressionar Biden?

O último a pressionar Biden para que desista terá sido Barack Obama. O antigo presidente norte-americano terá falado diretamente com o atual, pedindo-lhe para repensar a sua recandidatura.

Já segundo o “The Washington Post”, Nancy Pelosi, a antiga líder da Câmara dos Representantes, estará a trabalhar nos bastidores para resolver a atual crise no partido democrata.

Entretanto, já são 21 os democratas da Câmara dos Representantes e do Senado a pedir o afastamento de Biden.

Quem é que pode substituir Joe Biden?

Tudo indica que seja Kamala Harris, a até agora vice-presidente, ou seja, a número dois da administração Biden.

Em cenário alternativo, o Partido Democrata pode realizar uma Convenção aberta, que permitirá a candidatura de outras personalidades.

Embora Michelle Obama seja o nome preferido por muitos norte-americanos. De acordo com uma sondagem da Reuters/Ipsos, a antiga primeira-dama dos Estados Unidos é a personalidade com mais hipóteses de conseguir derrubar o republicano Donald Trump, que esta madrugada aceitou a nomeação republicana para ser candidato às Presidenciais norte-americanas.