O presidente do Tribunal de Contas anunciou, esta terça-feira, que a instituição vai avançar com uma auditoria à TAP, após as notícias vindas a público sobre a companhia aérea.
"Temos também prevista uma auditoria à TAP", disse José Tavares, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento, quando respondia à pergunta do deputado social-democrata Hugo Carneiro sobre se a instituição previa uma ação de auditoria à empresa.
Segundo o magistrado, perante polémicas, o Tribunal tende a manter-se à margem, mas "acompanha, vê, ouve e lê", estando prevista a ação no plano da instituição.
Em causa na polémica está a indemnização de meio milhão de euros paga à antiga secretária de Estado, Alexandra Reis, pela saída antecipada da TAP. Esta situação levou à demissão do ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e a uma remodelação no Governo.
A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, vai ao Parlamento na quarta-feira para dar explicações sobre a indemnização à antiga administradora Alexandra Reis, que foi também presidente da NAV.
Está ainda a decorrer uma auditoria da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) sobre a polémica da TAP, que o ministro das Finanças, Fernando Medina, indicou esta terça-feira que será tornada pública quando concluída.