Leia também:
- E agora que Trump e Kim voltaram de Hanói sem um acordo? “O tempo está a apertar”
- Trump e Kim: de insulto em insulto até ao abraço final
O líder norte-coreano Kim Jong-un vai visitar a Rússia no final de abril para participar na sua primeira cimeira com o Presidente russo Vladimir Putin, avançou esta quinta-feira o Kremlin.
“Em resposta a um convite de Vladimir Putin, Kim Jong-un vai visitar a Rússia na segunda metade de abril”, pode ler-se no comunicado do Kremlin.
O anúncio da cimeira surge pouco tempo após a Coreia do Norte ter confirmado que testou uma nova arma tática com uma “poderosa ogiva”, isto quando as negociações com Washington com vista à desnuclearização de Pyongyang parecem ter esmorecido.
O Kremlin não partilhou, por ora, quaisquer outros detalhes quanto à data precisa e à localização da cimeira, mas a comunicação social sul-coreana e japonesa adianta que a mesma acontecerá no “extremo leste” da Rússia.
Enquanto isso, um oficial norte-coreano foi visto a inspecionar uma estação de comboios na cidade de Vladivostok, perto da fronteira com a Coreia do Norte, informou a televisão estatal russa.
A última cimeira entre um chefe de Estado russo e norte-coreano aconteceu em 2011, quando o pai de Kim, Kim Jong-il, viajou para a Sibéria para se encontrar com Dmitry Medvedev, então presidente da Rússia.
Kim Jong-il, que morreu pouco depois da visita, disse a Medvedev que a Coreia do Norte estava preparada para renunciar aos testes nucleares.