O secretário-geral do PS apela à mobilização dos socialistas em torno das candidaturas presidenciais de Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém e equiparou a primeira volta das eleições a umas primárias da esquerda portuguesa.
António Costa falava no discurso de abertura da Comissão Nacional do PS, ocasião em que reiterou a defesa da ausência de um candidato oficial por parte do seu partido, mas em que também frisou que "é dever dos militantes e simpatizantes socialistas de se bater" por uma das candidaturas da área do PS: Sampaio da Nóvoa ou Maria de Belém.
O líder socialista considerou que a primeira volta das eleições presidenciais será uma espécie "de eleições primárias da esquerda portuguesa" e caso haja segunda volta, passe a esta fase Sampaio da Nóvoa ou Maria de Belém, "terá de haver concentração de votos".
Já este domingo a candidata Maria de Belém reagiu a estas palavras do primeiro-ministro, e disse que pensa que não a enfraquece. Em Alpiarça, Belém relembrou que sempre defendeu a opção do partido de não apoiar nenhuma candidatura à 1ª volta, ate porque isso "reforça o carácter independente" dos candidatos.
(notícia actualizada às 13h05 de 10/01/16)