Fran Jovic vai dirigir no domingo, em Genebra, o desafio entre a Suíça e Portugal para a quarta jornada do grupo A2 da Liga das Nações de futebol.
O árbitro croata, de 37 anos, que tem as insígnias da FIFA desde 2014, vai ter os compatriotas Hrvoje Radić e Luka Pušic como assistentes e Mario Zebec como quatro árbitro, enquanto o italiano Paolo Valeri será o VAR, juntamente com o também transalpino Alessandro Costanzo.
No seu percurso internacional encontrou os sub-17 de Portugal no Euro2016 na goleada 5-0 à Áustria e em 2018 dirigiu o triunfo do Sporting, por 4-1, na visita à Juventus na fase de grupos da Youth League.
Em 2021, na Liga Conferência Europa, ajuizou a derrota do Paços de Ferreira por 1-0 em casa do Larne.
Portugal lidera o grupo com sete pontos em três jogos, enquanto a Suíça é quarta com zero, face ao pleno de derrotas em outros tantos desafios: a Espanha soma cinco e a República Checa quatro.
A seleção portuguesa, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à final four da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.