Todas as questões ambientais serão cumpridas no projecto do novo aeroporto do Montijo e na expansão do Humberto Delgado, em Lisboa, garantiu esta segunda-feira o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
“Todas as regras legais sobre matérias ambientais e de segurança serão cumpridas, senão o aeroporto nem sequer chegara a funcionar ou a expansão, neste caso, do aeroporto Humberto Delgado”, afirmou Pedro Marques.
O governante encara “com toda a normalidade a implementação de tudo o que tiver a ver com reforço das regras ambientais e de segurança”.
Pedro Marques garante que o Governo vai fazer tudo para que as obras tenham impacto reduzido na vida das pessoas e no ecossistema.
No caso do aeroporto complementar do Montijo, o ministro salienta que a infraestrutura “pode criar mais de 10 mil postos de trabalho na península de Setúbal”.
A associação ambientalista Zero critica o anúncio do acordo financeiro para a construção do novo aeroporto do Montijo antes de ficar concluída a avaliação de impacto ambiental e anuncia vai avançar para tribunal.
Os ambientalistas afirmam que, além da queixa já apresentada em Bruxelas, está a ser preparada uma queixa para avançar nos tribunais portugueses.