Rafa Silva anunciou a retirada na seleção nacional, num comunicado enviado à agência Lusa. O avançado de 29 anos estava convocado por Fernando Santos, mas não se vai apresentar.
"Informei hoje o selecionador Fernando Santos e a FPF da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos", lê-se na mensagem divulgada pelo jogador.
Rafa, de 29 anos, conta com 25 internacionalizações pela seleção principal, sem qualquer golo apontado.
O avançado do Benfica estreou-se na seleção a 5 de março de 2014, em Leiria, numa vitória por 5-1 num jogo particular frente aos Camarões, sob o comando de Paulo Bento.
"Representei as seleções nacionais em 40 ocasiões, ajudei a conquistar o Euro 2016 e a Liga das Nações e estarei sempre na primeira fila a apoiar a equipa de todos nós. Estou certo de que a seleção nacional continuará a dar alegrias aos portugueses, desde logo na Liga das Nações e no Mundial 2022", rematou Rafa.
Em novembro de 2021, o jornal "Record" noticiou que alegada personalidade complicada e falta de compromisso de Rafa estariam a preocupar a Federação, algo que já vinha a ser noticiado desde o Campeonato da Europa, meses antes, durante o verão. Rafa ainda não tinha sido chamado à seleção deste esta altura.
Na altura, Fernando Santos negou qualquer polémica: "É totalmente falso. Foi convocado das últimas duas vezes. Está comigo desde 2015, quando estava no Braga. Foi campeão da Europa, ganhou a Liga das Nações. Vai voltar a ser chamado, sem dúvida. Estava na última convocatória, como estava João Mário, Raphael Guerreiro e Anthony Lopes, mas lesionaram-se. Não estava a 100%. Está tudo tranquilo com o Rafa".
A FPF despediu-se do extremo numa nota oficial.
"A direção da FPF respeita a decisão tomada pelo Rafa, que connosco viveu as duas maiores conquistas da seleção nacional, o Euro 2016 e a Liga das Nações. O Rafa será para sempre um dos nossos e é credor do nosso reconhecimento e agradecimento", pode ler-se.
Até ao momento, a Federação não anunciou qualquer substituto para Rafa Silva na convocatória.
Rafa Silva termina carreira na seleção numa altura em que vive um grande momento de forma no Benfica, com seis golos e quatro assistências em 13 jogos disputados. Representa o Benfica desde a época 2016/17. Antes, passou pelo Sporting de Braga e Feirense.