O director regional da Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, defende a necessidade de se aumentar a produção de vacinas contra a covid-19.
Hans Kluge diz que perto de oito milhões de pessoas de 29 países já estão imunizadas, mas lembra que isso representa apenas 1,5 por cento da população desses países, pelo que apela a uma união de esforços entre todos para produzir mais vacinas.
"Há uma linha muito estreita entre a esperança numa vacina e uma sensação falsa de segurança. Com base na informação de 29 dos 37 países onde está a decorrer a vacinação, 7,8 milhões de pessoas estão imunizadas, mas isso quer dizer apenas, 1,5 por cento da população de cada um desses 29 países."
"O que pedimos é uma solidariedade sem precedentes entre os produtores das vacinas. Para encontrarem sinergias entre os produtores europeus. Estamos a falar num acordo massivo entre o publico e o privado que é agora mais urgente do que nunca", apelou Kluge.
Esta quinta-feira, a OMS Europa assinou um acordo com a União Europeia para garantir a vacinação em seis países: Arménia, Azerbeijao, Bielorrusia, Geórgia, Ucrânia e República da Moldávia.