Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, a partir de quinta-feira, como forma de conter a epidemia de Covid-19.
“Faço-lhe um apelo público para que determine o encerramento das escolas” a partir de quinta-feira, escreve Rui Rio, em comunicado, no seguimento das notícias de que Costa “vai repensar, ainda hoje, a questão das aulas presenciais”.
"Desde o início que o PSD tem facilitado ao Governo todos os instrumentos de que ele necessita para o combate à pandemia, apesar de ele pouco nos querer ouvir", na "possibilidade de adiamento das eleições, nem sequer no encerramento das escolas a partir do 6.º ano", acusa Rio.
“O Governo decretou um confinamento muito permissivo, sendo que o funcionamento pleno das escolas é o caso mais evidente dessa permissividade”, alega Rui Rio, que cumpre hoje o último dia de confinamento profilático por contacto com uma pessoa infetada.
"Se o comportamento político que tenho tido nesta grave crise nacional algum respeito lhe merece, espero que pondere com o seu sentido da responsabilidade este meu apelo", conclui o líder social-democrata.
Esta quarta-feira, o Presidente da República adiantou que o Governo poderá decidir sobre o encerramento das escolas já "nas próximas horas", estando prevista uma reunião para o final do dia entre as ministras de Estado e da Presidência e da Saúde com epidemiologistas.
Portugal voltou a atingir esta quarta-feira um novo máximo de infeções e mortes por Covid-19 desde o início da epidemia em Portugal, em março do ano passado. Entre ontem e hoje morreram 219 pessoas e 14.647 foram diagnosticadas com a doença.