A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega este domingo a Leiria, depois de um périplo pelas dioceses portuguesas. Um ano de peregrinação considerado muito positivo pelo reitor do santuário de Fátima.
O padre Carlos Cabecinhas salienta que foi um ano em que a Mãe foi ao encontro dos filhos mesmo dos que se tinham afastado e “foi um momento intenso de conhecimento e de contacto com a mensagem de Fátima”. Noutros casos, salienta o sacerdote, foram “momentos intensos de oração vividos comunitariamente”, e, em muitas situações, ficou patente “a capacidade que Nossa Senhora tem de atrair aqueles que estão longe, aqueles que habitualmente não participam nas actividades eclesiais”.
A imagem chega este domingo à povoação de Matos da Ranha (Pombal), deslocando-se depois para Leiria onde será recebida em frente à Câmara Municipal, seguindo de seguida em procissão para a Sé onde o bispo D. António Marto consagrará a diocese a Nossa Senhora de Fátima.
Na segunda-feira a imagem começa a viagem pelas vigararias da diocese. Uma ocasião que o bispo D. António Marto espera que a população viva intensamente, apesar de estar paredes-meias com Fátima.
O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa diz esperar “que a diocese de Leiria-Fátima manifeste também ainda mais o seu brio, porque há uma tentação grande”. É que “nós vivemos perto do santuário, nós costumamos ir lá todos os anos” mas agora é algo diferente que acontece, salienta. “Não somos nós quem vai é Ela quem vem para lhes dizer que está com eles, e que os não quer deixar sós, sobretudo nos momentos de sofrimento e de incerteza”, frisa o prelado.
A imagem regressará ao santuário de Fátima no dia 13 de Maio altura em que, no âmbito das peregrinação aniversária, será acolhida por todos os bispos portugueses que lhe consagrarão as respectivas dioceses e será entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde permanecerá.
Este vai ser um dos temas em destaque no programa “Princípio e Fim” deste domingo.