Os preços das telecomunicações aumentaram 7,7% em Portugal desde o final de 2009, indica a Autoridade Nacional das Telecomunicações (Anacom).
“Numa perspetiva de longo prazo e em termos acumulados, entre o final de 2009 e dezembro de 2021, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,7%, enquanto na UE diminuíram 9,8%”, refere a Anacom no seu relatório dos preços das telecomunicações, divulgado esta segunda-feira (consulte o documento em versão PDF).
Em dezembro de 2021, os preços das telecomunicações “aumentaram 0,6% face ao mês anterior devido ao fim das promoções da Black Friday”.
O relatório salienta que a diferença de preços na Europa “estreitou-se com a entrada em vigor, no dia 15 de maio de 2019, das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-UE”.
Entre o final de 2009 e dezembro de 2021, os preços das telecomunicações diminuíram 17% na Bulgária, enquanto na Hungria, em Portugal e na Roménia aumentaram 1,6%, 7,7% e 19,1%, respetivamente.
De acordo com a Anacom, em Portugal “as mensalidades mínimas são oferecidas pela operadora Nowo em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas”, enquanto a Meo, a Vodafone e a NOS “apresentaram as mensalidades mais baixas para três, dois e um tipo de serviços/ofertas, respetivamente”.