O Presidente norte-americano, Barack Obama, ordenou uma nova investigação aos ciberataques durante as eleições deste ano que culminaram na vitória de Donald Trump.
As agências de inteligência devem entregar um relatório antes de Obama terminar o mandato, a 20 de Janeiro, revelou esta sexta-feira a conselheira de segurança nacional.
“O Presidente deu indicações à comunidade de inteligência para conduzirem uma avaliação completa ao que aconteceu durante as eleições deste ano, para tirarem ilações que devem ser apresentadas, nomeadamente ao Congresso”, explicou Lisa Monaco, em declarações aos jornalistas.
A conselheira de segurança nacional sublinha que os ataques informáticos não são uma novidade, mas este ano subiram a um novo nível.
Em Outubro, o Governo norte-americano acusou a Rússia de estar na origem de uma campanha de ciberataques contra o Partido Democrata, durante a corrida para as eleições presidenciais de 8 de Novembro.
Barack Obama chegou a avisar o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre as consequências desses ataques informáticos.
Enquanto candidato presidencial, Donald Trump elogiou Putin e chegou a apelar à Rússia que divulgasse emails da sua adversária democrata, Hillary Clinton, durante o período em que desempenhou o cargo de secretária de Estado.