Se o Irão retomar o programa nuclear as consequências serão “muito graves”, avisa o Presidente norte-americano, Donald Trump.
Um dia depois de ter abandonado o acordo nuclear com o Irão e outras potências internacionais e anunciado sanções contra Teerão, Donald Trump voltou ao tema.
O Presidente norte-americano adverte que ou o Irão negoceia um novo acordo nuclear ou “alguma coisa vai acontecer”.
Donald Trump não explicou que medidas irá tomar se o Governo do Irão decidir retomar o seu programa nuclear, que está congelado desde o acordo de 2015.
Donald Trump anunciou na terça-feira que os Estados Unidos abandonam o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.
O Irão já disse que pretende continuar no acordo desde que os seus direitos sejam garantidos. Teerão vai conversar com os restantes parceiros, mas a organização nuclear do país já está preparada para retomar o programa nuclear, se a diplomacia não funcionar.
O acordo foi concluído em julho de 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha) e visa, em troca de um levantamento progressivo das sanções internacionais, assegurar que o Irão não desenvolve armas nucleares.
Conseguido depois de 21 meses de duras negociações, o acordo foi assinado, por parte dos Estados Unidos, pelo antecessor de Trump, Barack Obama.