A candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen, seria a vencedora das eleições para o Parlamento Europeu se elas se realizassem agora. É o que indica uma sondagem publicada no sábado.
A Frente Nacional de Le Pen obtém 21% das intenções de voto, enquanto o partido do Presidente Macron consegue apenas 19%.
De acordo com a sondagem, a Frente Nacional coligada com pequenos partidos da direita francesa conseguiria chegar aos 30% das intenções de voto.
As sondagens mostram ainda que os partidos eurocéticos têm agora o apoio de 30% do eleitorado.
Os partidos de esquerda, tradicionalmente fortes em França, também foram atingidos com o aumento do apoio à direita. Insoumise, liderada por Jean-Luc Melenchon, partido de extrema esquerda do eurocético, viu as percentagens a decair de 14 % para 11% desde agosto, depois do seu líder ter sido envolvido numa investigação de corrupção.
A popularidade de Macron tem vindo a diminuir nos últimos meses, devido à sua atuação política e incapacidade de conter o alto desemprego e o aumento dos preços dos combustíveis.
Faltam agora seis meses para as eleições que vão escolher os deputados para o Parlamento Europeu. O escrutínio vai decorrer entre os dias 23 e 26 de maio, em todos os países que fazem parte da União Europeia.