Cinco ciclistas portugueses, entre eles a olímpica Maria Martins, foram convocados para o Campeonato da Europa de ciclismo de pista, que decorre na cidade suíça de Grenchen.
Segundo a convocatória do selecionador Gabriel Mendes, a Maria Martins, que foi sétima no “omnium” em Tóquio 2020, junta-se Daniela Campos no feminino, com Rui Oliveira, Iúri Leitão e João Matias chamados no masculino.
Na terça-feira, Daniela Campos, no “scratch”, e João Matias, na eliminação, inauguram a participação lusa, seguindo-se Tata Matins, também na eliminação, e Iúri Leitão, nos pontos, na quarta-feira.
A atleta olímpica volta à prova na quinta-feira, no “omnium”, no mesmo dia em que Rui Oliveira compete no “scratch” e João Matias e Iúri Leitão na perseguição individual.
Na sexta-feira, João Matias participa no “omnium” e Daniela Campos nos “pontos”, fechando no sábado o Europeu com a prova de “madison”, com a dupla Iúri Leitão e Rui Oliveira.
O objetivo, definiu Gabriel Mendes em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), é "pontuar o máximo possível nas disciplinas olímpicas", apontando ao “top 10” nas corridas, e a "dar o melhor e lutar por um bom resultado" nas outras especialidades.
A estreante Daniela Campos terá "a oportunidade de ganhar alguma experiência a este nível", atendendo "à sua evolução e desenvolvimento enquanto atleta", acrescentou o técnico.
A prova no Velódromo Tissot, na Suíça, segue-se a um pecúlio histórico para Portugal em 2020, e estava inicialmente agendada para a capital da Bielorrússia, mas o evento em Minsk foi cancelado devido a questões de direitos humanos naquele país.
Em 2020, num calendário afetado pela pandemia de covid-19, os Europeus de Plovdiv, na Bulgária, renderam seis medalhas a Portugal: Ivo Oliveira, na perseguição individual, e Iúri Leitão, no “scratch”, foram campeões europeus.
Os irmãos Ivo e Rui Oliveira foram vice-campeões no “madison” e Leitão conseguiu uma prata na eliminação e um bronze no “omnium”, para somar um “hat-trick” de medalhas.
No feminino, Maria Martins conseguiu o bronze na eliminação, sendo a única que já tinha medalhado em 2019, então com o terceiro posto no “scratch”. Em 2018, Ivo Oliveira foi prata na perseguição e o irmão Rui segundo na eliminação.