Governo "entusiasmado" com candidatura Portugal-Espanha ao Mundial 2030
08-10-2020 - 09:59
 • Carlos Dias com Renascença

Secretário de Estado do Desporto sublinha que ainda cedo é para calcular custos. "Estou em crer que o retorno será superior a algum investimento que possa ser feito", afirma.

O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, garante que o Governo apoia, "entusiasmado", a candidatura conjunta de Portugal e Espanha à organização do Mundial 2030.

"O Governo não só vê com bons olhos como acompanha este trabalho, porque seria verdadeiramente um feito histórico virmos a alcançar este objetivo", afirma, em entrevista à Renascença.

João Paulo Rebelo garante que a candidatura, formalizada na quarta-feira, antes do amigável Portugal-Espanha, foi recebida "com muita alegria", ainda que não fosse "novidade absoluta". Embora o projeto seja e vá ser liderada pelas Federações de futebol dos dois países, o Governo "tem acompanhado, entusiasmado".

Retorno compensaria eventuais custos


O secretário de Estado da Juventude e do Desporto considera "prematuro" estar já a calcular custos da eventual organização do Mundial 2030. Contudo, lembra que "há um caminho já feito".

"Independentemente de algum investimento, que poderá ser necessário, estou em crer que o retorno da organização de um Campeonato do Mundo de futebol será superior a algum investimento que possa ser feito", assinala.

João Paulo Rebelo recordou que Portugal já "está dotado de um conjunto de infraestruturas", fruto da organização do Euro 2004. Organizar um Mundial, "há uns anos, seria uma miragem":

"Hoje, estarmos neste processo da forma como estamos é um reconhecimento ao prestígio internacional da Federação Portuguesa de Futebol e reconhecimento do país no seu todos."