Nikki Haley vai retirar-se da corrida presidencial dos EUA esta quarta-feira, avançou uma fonte familiar ao Wall Street Journal, garantindo assim que Donald Trump irá vencer a nomeação do Partido Republicano e enfrentar o presidente democrata Joe Biden nas eleições que se disputarão em novembro.
Segundo a mesma fonte, Haley vai falar às 10h locais (15h00 em Lisboa) sobre o seu futuro na corrida presidencial, mas que não irá dirigir qualquer apoio a Trump ou Biden.
Haley foi a última resistente nas primárias do Partido Republicano, mas esteve sempre longe de Trump nas votações, mesmo quando este esteve impedido de concorrer.
A corrida entre Trump, de 77 anos, e Biden, de 81 anos, será a segunda repetição em presidenciais norte-americanas desde 1956 - entre o republicano Dwight D. Eisenhower e Adlai Stevenson II.
Na “Super Terça-Feira”, a antiga embaixadora dos Estados Unidos na ONU venceu apenas o menos populoso de 15 estados chamados às urnas: com 95% dos votos contados, Haley conseguiu 49,9% contra 45,9% de Trump em Vermont.
Assim, neste momento, as contas de delegados do Partido Republicano estão em 995 para Donald Trump e apenas 89 para Nikki Haley, quando são necessários 1.215 para conseguir a nomeação para a corrida à Casa Branca.