Bispos portugueses exprimem "repúdio e condenação" perante "acto horrendo”
26-07-2016 - 15:25

Conferência Episcopal Portuguesa espera que as palavras dos governantes face ao ataque em França correspondam a um acentuar da vigilância a estas acções “de violência e de morte”.

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) repudia o atentado desta terça-feira em França. Em declarações à Renascença, o padre Manuel Barbosa declara a solidariedade da igreja portuguesa para com as vítimas de Saint-Etienne-du-Rouvray, e declara total sintonia com as declarações do Papa Francisco e do Presidente francês.

“O que digo, na linha do que o Papa já disse - e também alguns bispos se têm pronunciado - diante de um acto tão horrendo, só pode ser uma palavra de repúdio e condenação destes atentados que matam”, declarou.

“Destes, numa igreja, e durante uma celebração litúrgica, e tantos outros que infelizmente têm acontecido, até com mais vítimas. Estamos naturalmente em plena sintonia com aquilo que o Papa diz, e também com aquilo que o Presidente da República da França e também outros governantes tem dito”, referiu o padre Manuel Barbosa.

“Oxalá que tudo isso corresponda a um acentuar da vigilância a estas acções de violência e de morte”, considerou ainda o porta-voz da CEP.

O arcebispo de Rouen, Dominique Lebrun, decidiu entretanto abandonar a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia para regressar à sua diocese na Normandia. Ainda na Polónia, o Arcebispo enviou uma mensagem, à sua diocese apelando à oração e à fraternidade.