Melinda Gates anuncia apoio a Biden nas presidenciais de novembro
20-06-2024 - 21:57
 • João Pedro Quesado

Filantropa centra declaração de apoio na defesa dos direitos das mulheres, principalmente na saúde. Tema do aborto tem sido dos mais debatidos nos Estados Unidos da América desde 2022, quando o Supremo Tribunal eliminou a garantia constitucional do direito a abortar.

A bilionária Melinda Gates anunciou esta quinta-feira que apoia Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, que acontecem a 5 de novembro de 2024. Gates justifica a estreia nos apoios a candidatos presidenciais com a importância do resultado eleitoral para as mulheres.

“As mulheres merecem um líder que se preocupe com os problemas que enfrentam e esteja empenhado em proteger a sua segurança, a sua saúde, o seu poder económico, os seus direitos reprodutivos e a sua capacidade de participar livre e plenamente numa democracia funcional”, escreveu Melinda Gates na rede social X (antigo Twitter).

A filantropa declarou que o contraste entre Biden e o ex-presidente Donald Trump, que é o nomeado do Partido Republicano para a Casa Branca, “não poderia ser maior, e os riscos não poderiam ser maiores”.

Num artigo de opinião publicado na "CNN", Melinda Gates diz ainda que o primeiro mandato de Trump, entre 2017 e 2021, "colocou em perigo a saúde das mulheres, comprometendo a sua segurança e roubando-lhes liberdades essenciais".

"Trump já tornou claro que, se reeleito, não faria nada para mitigar os danos que a administração dele causou - mas que iria mais longe ao permitir os estados monitorizar e processar mulheres grávidas", avisa Melinda Gates.

Em oposição, a bilionária sublinha que Biden "restaurou o financiamento a organizações de saúde para mulheres à volta do mundo e lutou pela liberdade de reprodução nos Estados Unidos".

Melinda Gates deixou este ano a fundação que fundou com o ex-marido Bill Gates, o fundador da Microsoft, investindo 12,5 mil milhões de dólares para o seu próprio trabalho de caridade.

A Fundação Bill e Melinda Gates doou cerca de 1,8 milhões de euros na eleição de 2020 - a maioria a candidatos do Partido Democrata.