Quem é o polícia venezuelano responsável pelo ataque de helicóptero contra o Supremo Tribunal e o Ministério do Interior? Chama-se Oscar Perez e é um actor de filmes de acção nas horas vagas.
O agente descreve-se como uma mistura de James Bond, o famoso agente secreto 007, e Rambo, personagem interpretada por Sylvester Stallone.
Oscar Perez realizou e foi o actor principal do filme “Morte Suspensa” (2015), sobre o resgate de um empresário que tinha sido raptado por um grupo de malfeitores.
O agente da polícia de investigação também é muito activo nas redes sociais. Na sua conta no Instagram há fotografias de Perez a andar de cavalo vestido com uniforme militar, a fazer mergulho, armado com pistolas e espingardas, e a saltar de helicóptero com um cão.
“Sou um homem que vai para a rua sem saber se vou regressar a casa”, disse numa entrevista a uma televisão venezuelana, em 2015.
Na mesma entrevista, conta que decidiu realizar o filme “Morte Suspensa” para dar uma ideia positiva das forças de segurança e para combater a delinquência.
Na terça-feira, Oscar Perez passou da ficção à realidade. Roubou um helicóptero e lançou quatro granadas contra o edifício do Supremo Tribunal e disparou pelo menos 15 tiros contra o Ministério do Interior.
Numa declaração ao país divulgada na internet, diz que está a combater o “tirano e vil” Governo de Nicolas Maduro.
Oscar Perez diz que o seu grupo é composto por polícias, militares e civis, não tem qualquer tendência político-partidária. “Somos nacionalistas, patriotas e institucionalistas”, declarou.