Derrocada numa mina faz três mortos na Catalunha
09-03-2023 - 11:02
 • Renascença

Os funcionários estavam presos a 900 metros de profundidade, devido a uma derrocada nas galerias.

Os três trabalhadores presos numa mina na Catalunha morreram na sequência de uma derrocada. O óbito foi declarado pelas autoridades espanholas no local.

Segundo o El País, o colapso aconteceu a 900 metros de profundidade, na mina de potassa em Súria, a 80 quilómetros de Barcelona. O alerta foi dado às 8h53, de acordo com os bombeiros.

Várias equipas de resgate e salvamento responderam ao pedido de socorro e tentam agora resgatar os corpos das vítimas. A empresa responsável, a ICL Iberia (antiga Iberpotash), garante que os restantes trabalhadores foram retirados em segurança.

O Governo catalão já reagiu ao sucedido, com Pere Aragonès a lamentar um "acidente trágico". O Presidente da Generalitat garante que o executivo está em coordenação com os serviços de apoio da empresa, de maneira aprestar assistência às famílias das vítimas mortais, nota o El País.

O jornal espanhol chama ainda a atenção para o histórico de mortes nas minas da Iberpotash. Em 2013, morreram dois mineiros numa exploração da empresa e em 2015 um jovem operário também perdeu a vida num acidente similar.

Em 2020, no espaço de um mês, a mesma empresa registou outros dois acidentes em explorações mineiras, que acabariam por vitimar dois trabalhadores.