O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garante que o país “vai actuar” contra a Rússia por ter interferido nas eleições norte-americanas.
Em entrevista à NPR, Barack Obama diz que “não há dúvidas de que quando um Governo estrangeiro tenta interferir na integridade das nossas eleições, necessitamos agir e assim o faremos na altura e no local que entendermos”.
A CIA acredita que a Rússia interferiu nas eleições norte-americanas de 8 de Novembro para ajudar Donald Trump a vencer, noticiou o “Washington Post”, citando um relatório da agência norte-americana.
Os serviços secretos terão identificado “elementos próximos” do Governo russo que conseguiram obter dados do partido Democrata, de Hillary Clinton, e entrega-los ao WikiLeaks.
O objectivo era “favorecer um candidato [Donald Trump], em detrimento do outro” e “ajudar Trump a ser eleito”, disse um dos agentes da CIA que fez o relatório numa reunião que decorreu à porta fechada, no Capitólio.
Trump, Presidente eleito, já desvalorizou este relatório, negando qualquer ajuda de Vladimir Putin e considerou ridículas as acusações.
[actualizado às 02h02]