A ativista ambiental Greta Thunberg está a pedir ajuda para chegar a Madrid a tempo da cimeira global da ONU sobre alterações climáticas, conhecida como COP25.
O evento era para ter lugar em Santiago do Chile, mas foi transferido para a capital espanhola por causa dos fortes protestos que decorrem naquele país da América Latina.
A jovem sueca já estava na América – onde na quinta-feira participou numa greve pelo clima, em Los Angeles – e precisa agora de boleia de volta ao continente europeu.
O pedido de ajuda é lançado no Twitter. “Viajei cerca de meio mundo, pelo caminho errado. Agora, preciso de encontrar uma forma de cruzar o Atlântico em novembro... Se alguém puder me ajudar a encontrar transporte, ficaria muito agradecida”, escreve a jovem de 16 anos.
O pedido de ajuda já teve uma primeira resposta, da parte da ministra espanhola da Transição Ecológica, Teresa Ribera.
“Querida Greta, seria ótimo tê-la em Madrid. Fizeste uma grande viagem e ajudaste-nos a tomar consciência, abrir a mente e melhorar as nossas ações. Adoraríamos ajudar-te a cruzar o Atlântico de volta. Estou disposta a entrar em contato para tornar isso possível”, escreve também na mesma rede social.
A COP25 realiza-se entre os dias 2 e 13 de dezembro.