O secretário de Estado da Administração Interna ordenou à Autoridade Nacional de Protecção Civil que realize uma auditoria para verificar as licenciaturas de todos os dirigentes e elementos da sua estrutura operacional, que deve estar concluída até dia 25.
"Determinou à ANPC, através da Direcção Nacional de Auditoria e Fiscalização, a verificação do cumprimento deste requisito - habilitação com grau de licenciatura - por parte de todos os dirigentes e de todos os elementos da estrutura operacional a desempenhar funções na ANPC na presente data", refere o despacho assinado por Jorge Gomes, datado de 18 de Setembro.
Segundo o despacho, a que a agência Lusa teve acesso, o relatório desta auditoria deverá ser entregue até ao dia 25 de Setembro.
O secretário de Estado da Administração Interna justifica a auditoria com o facto de a licenciatura ser um requisito obrigatório para o desempenho de funções dirigentes ao nível superior e intermédio, nomeadamente na estrutura operacional da ANPC, quer no patamar distrital, quer no patamar nacional.
O comandante nacional da Protecção Civil, Rui Esteves, demitiu-se em meados de Setembro por suspeitas relacionadas com irregularidades da sua licenciatura.
De acordo com a RTP e o jornal "Público", o curso do comandante na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi concluída com 32 equivalências num total de 36 unidades curriculares que compõem o curso, avançaram esta quinta-feira o jornal "Público" e a RTP.
De acordo com a informação, as equivalências tiveram por base experiência profissional e cursos de formação.