Zach Dereniowski, influencer canadiano conhecido nas redes sociais como MD Motivator, veio até Portugal em agosto, disposto a ajudar Francisco, uma criança de 13 anos que perdeu a família numa explosão de gás, em Vila Nova de Milfontes.
Em menos de um mês conseguiu angariar mais de 108 mil dólares (cerca de 97 mil euros) numa campanha de crowdfunding que ainda decorre online. Francisco já sabe da novidade (que, de resto, já tinha corrido mundo), mas teve direito a outra surpresa no momento do anúncio oficial: para além do dinheiro angariado, Francisco também iria cumprir outro sonho e conhecer Cristiano Ronaldo.
O momento aconteceu algures esta semana, como confidenciou à Renascença Zach Dereniowski, que não esteve presente por motivos profissionais (estava no Dubai, na altura) mas organizou o encontro e arranjou quem capturasse as imagens. O vídeo já reúne, em menos de uma hora, mais de 35 mil "gostos" só no Instagram, onde o "reels" já caminha rapidamente em direção ao meio milhão de visualizações.
Durante um treino da seleção, que joga este domingo no Estádio da Luz, Francisco conheceu jogadores como Rúben Dias, João Neves, António Silva, Renato Veiga, Nélson Semedo, Bruno Fernandes, Vitinha e, claro está, CR7.
Na publicação, Zach Dereniowski agradece a Nélson Semedo por ajudar a concretizar o encontro entre Francisco e a seleção e salienta que pelo menos dois outros "influencers" o ajudaram na tarefa, sendo que um deles, conhecido fã de Cristiano Ronaldo, aparece inclusive no vídeo a dar a novidade ao jovem de Milfontes.
Quando esteve por Portugal, a Renascença foi ter com Zach Dereniowski ao Algarve para perceber um pouco melhor o seu objetivo e modo de vida. No artigo, publicado a 17 de agosto, o influencer explicou que encontrou o caso de Francisco por mero acaso quando veio ao país para estar com os pais reformados, que por cá vivem.
"Disseram-me: ‘Há uma vila, há uma hora e meia daqui [Quarteira], onde um jovem rapaz chamado Francisco, de 12 ou 13 anos perdeu toda a família numa explosão de gás’", lembra.
Francisco foi o único sobrevivente da explosão que destruiu a casa da família em Vila Nova de Milfontes, no final de junho. Mãe, pai e irmã, de 9 anos, morreram.
Zack, que tem cerca de 35 milhões de seguidores em redes sociais como Instagram e TikTok, decidiu ir ter com Francisco. E fazer um vídeo que acabou por correr mundo. O vídeo que agora publica também promete ir pelo mesmo caminho.