Veja também:
Os Estados Unidos não estão a fazer todos os esforços para conter a propaganda do autodenominado Estado Islâmico, avisou um general norte-americano.
"Penso que estamos com um C- ou um D em termos do que estamos a fazer agora", disse o general Joe Dunford, no fórum sobre segurança nacional, citado pela agência noticiosa francesa AFP.
O general Dunford disse que as pessoas no Ocidente subestimam o poder daquele grupo extremista nas redes sociais.
"A narrativa do grupo extremista Estado Islâmico é atractiva e temos de a levar a sério", afirmou.
O general avisou também que as ideias daquele grupo atraem jovens norte-americanos que estão descontentes, deslocados ou com problemas de integração na sociedade.
Após o ataque em San Bernardino, Califórnia, que provocou 14 mortos e 17 feridos, o Presidente Barack Obama fez um discurso onde garantiu que vai destruir o Estado Islâmico e apresentou quatro medidas para combater os terroristas: caçar terroristas estejam onde estiverem, treinar forças no terreno para combater o autodenominado Estado Islâmico na Síria e no Iraque, cortar o financiamento e impedir novos recrutamentos, tentar cessar-fogo na guerra da Síria para que se concentrem forças contra os jihadistas.
Os Estados Unidos lideram desde Agosto de 2014 uma coligação internacional que tem realizado bombardeamentos na Síria e no Iraque contra posições do grupo extremista.