A Força Aérea Portuguesa (FAP) fez esta quinta-feira o último teste ao heliporto dos bombeiros voluntários de Fátima onde, no próximo sábado, vai aterrar o Papa Francisco.
Dois dos três helicópteros Merlin EH101 que transportarão a comitiva papal aterraram no heliporto, sendo que um deles sobrevoou, previamente, por duas vezes, o santuário, simulando o percurso que fará o helicóptero que transportará o Papa.
Segundo o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima, o balanço do teste foi positivo.
“Correu tudo bem”, garantiu Amorim Gonçalves, que revelou que os elementos da FAP “fizeram o teste e todas as observações que tinham a fazer”, por isso, “vamos afinar os últimos pormenores e estará tudo preparado no dia cinco para receber o Papa”.
O heliporto, uma obra erguida graças à solidariedade de várias empresas e voluntariado de numerosas pessoas, além de proprietários que venderam ou cederam os seus terrenos, já foi certificado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil – ANAC.
Papa benze heliporto
A infraestrutura será benzida no sábado pelo Papa Francisco, revelou o presidente dos bombeiros.
“Veio a aprovação ontem e (a bênção) vai ser feita no momento de descolagem”, adiantou Amorim Gonçalves.
“O Papa vai fazer a sua cerimónia ao santuário e quando for a descolagem, faz a bênção do heliporto”, acrescentou.
Para a Proteção Civil, trata-se de mais de um momento importante para o dispositivo que há anos tem vindo a acompanhar a evolução dos peregrinos na Cova da Iria.
“No dia cinco, vamos ter possivelmente o momento alto, com a vinda de Sua Santidade”, pois “teremos o santuário cheio, e não só o santuário, vai ser toda a sua envolvente”, apontou o Comandante da Sub-Região do Médio Tejo.
Para David Lobato, “é muito expectável virmos a ter cá meio milhão de pessoas, se calhar mais”, até porque aos muitos milhares de jovens que se encontram em Portugal a participar na Jornada Mundial da Juventude se juntarão muitos portugueses que quererão ver o Papa em Fátima, quer tenham ou não a possibilidade de ir a Lisboa.
A chegada do Papa Francisco a Fátima está prevista para as 8h50 de sábado, sendo que, do heliporto, Francisco se deslocará, de automóvel, para a Cova da Iria onde, na Capelinha das Aparições, irá rezar, regressando, depois, a Lisboa, para dar continuidade às celebrações da Jornada Mundial da Juventude.