A Câmara Municipal de Oeiras vai investir mais de 1,3 milhões de euros na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), depois do seu autarca, Isaltino Morais, ter indicado em fevereiro que os gastos no evento para receber o Papa Francisco não ultrapassariam “o milhão de euros”.
O contrato de maior valor foi celebrado com a organizadora de eventos Everything is New, no valor de 684.500 euros a 21 de julho, para a “produção, gestão do recinto, apoio à montagem e desmontagem de equipamentos para os eventos” a realizar na JMJ.
Ao todo, são 15 os contratos relacionados com a JMJ e publicados pela Câmara Municipal de Oeiras nas últimas duas semanas, todos eles ajustes diretos, num valor total de cerca de 1,31 milhões de euros.
Entre os contratos publicados no portal Base está a “produção e instalação de um pórtico de entrada para Sua Santidade O Papa”, no valor de 25 mil euros, registada esta quinta-feira. O contrato, em regime de ajuste direto, foi feito com a empresa BigBrand.
Outros contratos incluem a limpeza de grafitis em Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada, por mais de 95 mil euros, melhoramentos em recintos escolares do concelho por 80 mil euros ou aquisição de merchandising por 75 mil euros.
Nos pavilhões de recintos escolares que serão melhorados é esperado o acolhimento de 33 mil peregrinos que vão ficar a dormir em Oeiras durante a primeira semana de agosto.
Segundo o programa da Jornada Mundial da Juventude, está prevista uma atividade no Passeio Marítimo de Algés, um encontro entre voluntários e o Papa Francisco, na tarde de 6 de agosto, domingo, no fecho do evento.
A este juntam-se outros momentos da jornada: no dia 31 de julho, Oeiras recebe o “Encontro das Nações – Espanha”, e nos dois dias seguintes recebe o mesmo tipo de iniciativa dedicada a França e Itália. No dia 7 de agosto, a cidade recebe o “Encontro Caminho Neocatecumenal”, onde se esperam 70 a 80 mil pessoas.
Em meados de fevereiro, Isaltino Morais garantiu à Renascença que, apesar das contas não estarem fechadas, a estimativa da autarquia de Oeiras era de que os gastos no evento não ultrapassariam o milhão de euros.
“A Câmara de Oeiras gastará o que for preciso para receber dignamente o Papa”, disse na altura, referindo como uma vantagem a relação próxima com Álvaro Covões, o diretor da promotora de espetáculos Everything Is New. “Estou convencido que vamos conseguir um bom preço, muito mais barato do que estar a alugar e a instalar de novo palcos, casas de banho.”
Na última reunião de Assembleia Municipal de Oeiras, a 14 de junho, a autarquia tinha aprovado o empréstimo de 1,5 milhões de euros, a ser pago em cinco anos, para o financiamento dos eventos da Jornada Mundial da Juventude, a que se junta um apoio de meio milhão de euros do município à Fundação JMJ.