Treze distritos de Portugal estão, esta sexta-feira, sob aviso amarelo por causa do vento e da chuva, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo devido à chuva (até às 18h00) e vento por vezes forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 85 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas (até às 21h00).
Os distritos de Portalegre e Évora estão sob aviso amarelo desde as 06h00 e até às 21h00 desta sexta-feira por causa do vento forte.
O mau tempo vai continuar nos próximos dias por causa da aproximação de depressões que estão a afetar a Península Ibérica.
Esta é uma situação típica do outono, que se aproxima, como diz à Renascença a meteorologista Angela Lourenço, que explica o fenómeno que está afetar o território. “Estas depressões trouxeram vento por vezes forte, chuva por vezes forte e probabilidade de trovoada. Tudo indica que não vai abranger todo o território".
Para o fim-de-semana é esperada uma ligeira melhoria das condições atmosféricas, “embora as regiões Norte e Centro terão sempre precipitação por vezes intensa e por vezes acompanhada de trovoada, especialmente no sábado”, conclui a meteorologista.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento, em especial nas regiões do interior e possibilidade de queda de granizo.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte e com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h), nas regiões Centro e Sul.
Nas terras altas, o vento será forte do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h, em especial nas regiões Centro e Sul.
A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e descida de temperatura, em especial da máxima.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Lisboa) e as máximas entre os 16 graus (na Guarda) e os 27 (em Braga e no Porto).