O Presidente norte-americano, Donald Trump, chegou esta terça-feira a Hanói, capital do Vietname, para a segunda cimeira em menos de um ano com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
O avião “Air Force One” aterrou no aeroporto internacional Noi Bai, pelas 21h00 locais (14h00 em Lisboa).
“Acabei de chegar ao Vietname. Obrigado a todos pela grande receção em Hanói. Multidões tremendas e tanto amor”, escreveu Trump na rede social Twitter.
O líder norte-coreano chegou horas antes. Kim Jong-un viajou cerca de três mil quilómetros de comboio desde a Coreia do Norte, através da China, e fez os últimos 170 quilómetros numa limousine blindada.
Oito meses depois da cimeira de junho do ano passado, em Singapura, os dois líderes voltam a encontrar-se na quarta-feira à noite, seguindo-se um jantar.
Vão estar acompanhados por dois convidados e por intérpretes, explicou aos jornalistas a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. Donald Trump e Kim Jong-un reúnem-se novamente na quinta-feira.
Em cima da mesa vai voltar a estar a desnuclearização da Península Coreana. Na primeira cimeira não foi assinado qualquer acordo concreto – apenas foram manifestadas boas intenções - e os Estados Unidos mantiveram as sanções ao regime de Pyongyang.