A Direção-Geral da Saúde confirma que o número que casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) subiu para 41.
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 375 casos suspeitos, dos quais 83 aguardam resultado laboratorial. Há ainda 667 contatos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Há dois casos importados de Espanha, cinco de Itália e um em investigação oriundo da Alemanha.
Face ao aumento de casos, o Governo aprovou um plano de contigência e ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte. Também foi recomendada a suspensão de eventos com mais de 5.000 pessoas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença e recomenda, como principais medidas de prevenção, a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.900 mortos. Cerca de 113 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.
Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, com 463 mortos e mais de 9.100 contaminados pelo novo coronavírus, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia.