Luís Montenegro considera que há "muitas razões" para os portugueses "estarem desiludidos com o PS e com o Chega”, declarou Luís Montenegro. O líder do PSD e primeiro-ministro discursava após uma arruada da AD no último dia de campanha para as eleições europeias de domingo.
Luís Montenegro elogiou o cabeça de lista da AD, Sebastião Bugalho, e afirmou que a Aliança Democrática mantém-se “fiel aos seus valores”: não alinha, “por razões de conveniência”, com forças políticas pró-Rússia, anti-União Europeia, anti-NATO ou anti-euro.
“O PS e o Chega não podem dizer isto que eu acabei de dizer, porque um e o outro já trocaram as suas convicções pelas conveniências dos momentos e das alianças que lhes interessam por uma razão pequena à beira da razão do interesse nacional e do interesse europeu”, atacou o primeiro-ministro.
Luís Montenegro considera que, após a campanha para as europeias e depois das legislativas, “é caso para dizer às portuguesas e aos portugueses que há muitas razões para estarem desiludidos com o PS e com o Chega”.
Na sua intervenção, o cabeça de lista da AD alertou para a importância destas eleições europeias numa altura em que a guerra ameaça a Europa.
“É em nome da paz e da democracia que vamos lutar por este projeto europeu”, declarou Sebastião Bugalho, que criticou os adversários por tentarem “polarizar a campanha”.
Antes do comício, durante a arruada no Chiado, o primeiro-ministro e líder do PSD afirmou estar confiante de que os portugueses vão reconhecer esforço da AD e dar uma “vitória substancial” à coligação nas europeias.
Luís Montenegro afirmou que esta foi “uma campanha espetacular” e que “vai ter o reconhecimento desse esforço, desse compromisso positivo com o país no próximo domingo”.
O candidato da AD às europeias, Sebastião Bugalho, afirmou ter sido uma honra como “português de 28 anos” defender “os portugueses na Europa e tentar levar os ideais da Europa para junto dos portugueses.
Bugalho falava aos jornalistas ao lado de Luís Montenegro, que chegou a segurar nos microfones dos jornalistas para facilitar as declarações ao cabeça de lista da coligação.
[em atualização]