A Alemanha e a França vão assinar acordos bilaterais de segurança com a Ucrânia, esta sexta-feira, durante a visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Berlim e Paris.
Quando passam dois anos sobre a invasão russa da Ucrânia, ocorrida a 24 de fevereiro de 2022, Zelensky tem encontro marcado com o chanceler alemão, Olaf Scholz, ao final da manhã, indica a chancelaria, em comunicado.
“No âmbito destas conversações, será assinado um acordo bilateral sobre garantias de segurança e apoio a longo prazo”, indicam as autoridades de Berlim.
Depois da assinatura do acordo, está prevista uma conferência de imprensa conjunta com o chanceler Olaf Scholz, antes de uma reunião com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.
Paris é a próxima escala na viagem diplomática de Volodymyr Zelensky, para garantir mais garantias e compromissos de segurança.
O gabinete do Presidente francês adianta que Emmanuel Macron vai “reafirmar a determinação de França a continuar a providenciar, no longo prazo e com todos os seus parceiros, apoio inabalável à Ucrânia e ao povo ucraniano”.
O acordo com a França deverá incluir apoio humanitário e financeiro a longo prazo, nomeadamente verbas para reconstruir a Ucrânia e para assistência na área militar.
O governo de Paris vai criar um fundo de 200 milhões de euros para projetos civis na Ucrânia realizados por empresas francesas, indicam duas fontes diplomáticas à agência Reuters.