A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse, esta quarta-feira, que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem "áreas importantes para a reprodução da espécie".
“Existem várias propostas em cima da mesa, maioritariamente na região Centro, também existe alguma coisa no Norte. Mas é Norte e região Centro [as áreas para onde se equacionam a proibição de pesca da sardinha]”, disse a ministra, em declarações à agência Lusa, sublinhando estarem as zonas a serem delimitadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelos pescadores.
À margem da conferência o Valor dos Oceanos, a decorrer em Lisboa, a ministra precisou estarem a ser “mantidas conversas e reuniões de reflexão com as comunidades piscatórias para juntamente com o IPMA, já com informação científica, para se poder delimitar áreas em que não haverá pesca de todo, porque são áreas importante para a reprodução da espécie”.
Esta é a primeira vez que a ministra admite a proibição por completo desta espécie. Em Julho deste ano, Paula Vitorino afastou a ideia da proibição durante 15 anos, como tinha sido sugerido num parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar. Nessa altura, a ministra considerou que uma legislação que pusesse em prática a proposta do organismo científico que aconselha a Comissão Europeia era “impensável”.
[Actualizado às 11h41]