Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
O número de casos de Covid-19 está a aumentar de modo preocupante, avisa nesta segunda-feira o diretor da unidade de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto.
“A percentagem de doentes desses suspeitos que são positivos anda novamente nos 25%-30%. Este é talvez o nosso principal alerta de que há um agravamento da situação no que à Covid diz respeito”, afirma Nelson Pereira aos jornalistas.
“Desse ponto de vista, deixa-nos claramente de pé atrás sobre o que vai acontecer nas próximas semanas”, acrescenta.
Na opinião deste responsável, o aumento de casos deve-se ao aumento de contactos nos últimos dias.
“É certamente efeito da época natalícia, no sentido de que não é só o dia 24 ou o dia 25 que produz este efeito. Todo o ambiente à volta das festas faz com que as pessoas contactem mais, se mobilizem mais e, portanto, o número de contactos naturalmente aumenta e também aumenta o número de novos casos”, explica.
Nelson Pereira pede, por isso, que os cidadãos agora retomem os cuidados e as restrições de contactos que têm vigorado para combater a pandemia.
A vacinação nos lares de idosos arranca esta segunda-feira em Portugal continental, em Mação, Santarém, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
Os utentes e funcionários da Casa de Idosos de São José das Matas (51 pessoas) e da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos (61 pessoas) serão os primeiros a receber as vacinas.
Em Portugal, morreram 7.118 pessoas dos 427.254 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.