Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
Orlando Sá, avançado do Standard Liége, concorda em absoluto com a proposta da Liga Belga em dar já por concluída a Jupiler League, o principal escalão do futebol daquele país.
O jogador de 31 anos encontra-se em Portugal, acompanhando à distância, juntamente com a família, ao cenário denso que se vive na Bélgica, onde a Covid-29 já tirou a vida a mais de 1.000 pessoas, infetando mais de 15.000.
"Faltavam 10 jogos para concluir o campeonato, mas a situação está bem mais complicada na Bélgica do que aqui em Portugal. Seria praticamente impossível terminar a liga e esta decisão, que ainda não é oficial, é para mim a mais sensata. Não faz sentido, quando temos familiares e amigos a passar por isto, continuarmos a jogar futebol e a treinar", afirma, em entrevista a Bola Branca.
Certo é que antecipação do final do campeonato deita por terra os objetivos individuais de Orlando Sá. O ponta-de-lança preparava-se para os primeiros jogos oficiais pelo Standard esta época - não tem ainda qualquer minuto registado em 2019/20, devido a problemas físicos -, já na fase dos "playoff" de apuramento de campeão.
"Estava já a jogar pela equipa B e a sentir-me cada vez melhor e tinha planos para terminar a época a jogar. Não vou ter essa oportunidade. Não sei qual é a ideia do clube nem as possibilidades que tenho para a próxima temporada, mas quando tudo isto acabar irei ponderar sobre aquilo que for melhor para mim e para a minha família", salienta o dianteiro que tem contrato até ao verão de 2021 com o emblema de Liége.
Já quanto ao tema premente dos cortes salariais a jogadores, uma medida de contingência que começa a ser adotada por vários clubes europeus, Orlando Sá revela a Bola Branca que o Standard Liége já encetou conversações com os jogadores nesse sentido.
"Já houve conversas com os capitães, mas ainda não há uma decisão oficial. Nós, jogadores, estamos completamente dispostos a ajudar o clube e as instituições que precisam da nossa ajuda", garante.
Com esta conclusão antecipada da Jupiler League, a classificação final do Standard Liége será o quinto lugar.