Obama cancela encontro com Presidente das Filipinas após insulto
06-09-2016 - 00:34

O populista Rodrigo Duterte, que está na origem de uma onda de execuções extrajudiciais no país, referiu-se em termos impróprios ao seu homólogo norte-americano.

Veja também:


O Presidente norte-americano, Barack Obama, não gostou de ser insultado e cancelou aquele que seria o seu primeiro encontro com o novo chefe de Estado das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou a Casa Branca.

A decisão foi conhecida depois de Rodrigo Duterte se ter referido a Obama como um “filho da p***” durante uma conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.

Os líderes dos Estados Unidos e das Filipinas tinham um encontro marcado para terça-feira, no Laos, à margem de uma cimeira anual.

Rodrigo Duterte chegou ao poder em Maio deste ano e declarou uma guerra sem quartel às drogas e ao crime.

Nos últimos meses as Filipinas têm assistido a uma onda de execuções extrajudiciais. Cerca de dois mil alegados traficantes de droga foram mortos por milícias encorajadas pelo novo Presidente.

Em declarações esta segunda-feira aos jornalistas, Rodrigo Duterte disse que seria “rude” da parte de Obama se no encontro entre os dois o Presidente norte-americano falasse sobre a violação de direitos humanos nas Filipinas.

Se o tema fosse abordado o polémico Presidente filipino garantiu que iria insultar Obama.

“Muitos ainda vão ser mortos até que o último traficante desapareça das ruas. Até que o último fabricante de drogas seja morto, nós vamos continuar”, declarou Rodrigo Duterte, que também já insultou o Papa Francisco e o embaixador norte-americano, Philip Goldberg.