Bispo de Vila Real convoca fiéis para peregrinação da diocese a Fátima
03-05-2024 - 12:43
 • Olímpia Mairos

Como forma de envolver e incentivar todos os diocesanos à participação na iniciativa, durante este mês de maio, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, oferecida pelo Santuário à diocese, estará presente em todos os arciprestados.

O bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, convida os cristãos da diocese de Vila Real a participar na Peregrinação Diocesana a Fátima, sob o mote “Com Maria, caminhar juntos e renovar a esperança”, que terá lugar no próximo dia 5 de outubro.

“A presença da comunidade diocesana junto de Maria pretende expressar o profundo agradecimento pelas graças recebidas pela sua intercessão ao longo dos cem anos de vida da diocese”, esclarece.

Para D. António Augusto Azevedo, a peregrinação diocesana “terá mais força e significado se contar com uma forte participação das paróquias, comunidades e grupos, do clero e dos leigos, das famílias, dos movimentos e instituições da diocese”.

Como forma de envolver e incentivar todos os diocesanos à participação na iniciativa, durante este mês de maio, dedicado por tradição a Maria, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, oferecida pelo Santuário à diocese, estará presente em todos os arciprestados.

“Desta forma, é a Mãe de Deus que nos convida e nos congrega para prepararmos a nossa peregrinação sob a sua proteção”, assinala o prelado, informando que foi criada uma comissão organizadora, constituída por membros do Conselho Diocesano de Pastoral, que tem vindo a trabalhar para que a peregrinação seja representativa de toda a diocese.

D. António Augusto Azevedo sublinha, ainda, que “cada comunidade deverá mobilizar-se para marcar presença neste momento especial da vida da nossa diocese”.

“Que Maria, Nossa Senhora de Fátima, conceda a todos a sua proteção maternal, atenda as preces dos seus filhos durante este mês de maio e nos encha das suas graças”, conclui.

A Diocese de Vila Real foi criada pelo Papa Pio XI, com a Bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, de 20 de abril de 1922. O novo território eclesial, que tem os limites do Distrito de Vila Real, foi constituído por paróquias das dioceses vizinhas – Braga (166), Bragança (19) e Lamego (71).