"Surto de Mora é complexo" e pode ter chegado a Montemor-o-Novo
17-08-2020 - 14:24
 • Renascença

Situação em Mora pode envolver 300 pessoas. A DGS adianta que há um outro surto em Ciborro, concelho de Montemor-o-Novo, que poderá estar relacionado com a situação em Mora.

Veja também:


O surto de Covid-19 em Mora é complexo, admitiu esta segunda-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“O surto de Mora é complexo, tem mais de 300 pessoas potencialmente envolvidas”, disse a responsável na conferência de balanço da Covid-19 em Portugal.

Nestas declarações aos jornalistas, Graça Freitas adiantou que a maioria destas três centenas de pessoas “já foram testadas”.

“Quer a origem do surto quer as cadeias de transmissão estão ainda em investigação”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas fala em 40 casos positivos neste surto de Mora. Um valor diferente dos 42 avançados esta segunda-feira pelo autarca local.

A DGS adianta que há um outro surto com 24 casos identificados em Ciborro, concelho de Montemor-o-Novo, que poderá estar relacionado com a situação em Mora. Neste segundo foco já foram realizados 225 testes.

Em declarações esta segunda-feira à Renascença, o presidente da Câmara de Mora declarou que o surto naquele concelho alentejano pode ser um "caso de polícia".

As quatro dezenas de casos numa população de 2.500 pessoas “é substancial e preocupante”, sublinha Luís Simão, acrescentando que está em curso o alargamento dos testes à população.

Este surto surgiu no dia 9, quando foram confirmados os primeiros três casos positivos na comunidade, número que foi subindo, todos os dias, à medida que foram sendo testados os contactos de pessoas infetadas.

A câmara ativou o Plano Municipal de Emergência e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas.

Ao longo da última semana, segundo o relato do autarca local, foram fechando cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, com a população confinada em casa, por precaução.

Portugal regista mais um morto e 132 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o balanço desta segunda-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).