Matjaz Kek, selecionador da Eslovénia, não tem problemas em colocar Portugal no lote dos favoreitos a vencer o Euro 2024. No entanto, e em antevisão ao duelo de terça-feira, a Eslovénia quer mostrar que não vai ao torneio para fazer turismo e, por isso, quer mostrar potencial frente à equipa lusa.
“Na minha opinião, Portugal é um dos favoritos para o Europeu. Tenho muito respeito por Portugal, pelo treinador e pela sua série fantástica, mas temos de pensar em nós próprios. Antes do Europeu, queríamos fazer tudo durante a preparação para medir a nossa qualidade e força e isso vai acontecer contra Portugal. Temos de pensar em nós e na nossa preparação”, afirmou Matjaz Kek.
O técnico de 62 anos falava aos jornalistas no centro de estágios da seleção eslovena, localizado em Kranj, 30 quilometros a norte da capital Liubliana, na conferência de antecipação do particular de terça-feira com Portugal.
“Temos de ser realistas e entender que não vamos ser dominantes contra seleções como a portuguesa. Temos sim de aproveitar os momentos em que temos bola para rapidamente tentar surpreender e temos, claro, de defender muito bem e com muita concentração. Temos de mostrar que não vamos à Alemanha apenas como turistas. É isso que queremos demonstrar frente a Portugal”, referiu.
A Eslovénia vai disputar o grupo C do Campeonato da Europa. Medirá forças com a Inglaterra, Dinamarca e Sérvia.
Questionado sobre se Cristiano Ronaldo irá ter algum tratamento especial por parte da defensiva eslovena, Matjaz Kek encheu o capitão da seleção lusa de elogios.
“Nesta profissão é preciso ser louco para não respeitar um nome como Cristiano Ronaldo, que elevou o futebol a um nível superior. Claro que vamos ter de estar atentos, mas dou total liberdade aos meus jogadores. Eles saberão tomar as decisões certas dentro de campo. Confio completamente neles”, disse.
O primeiro Eslovénia-Portugal da história está agendado para as 19h45 (em Lisboa), no Estádio Stozice, em Liubliana.
A equipa das quinas está integrada no Grupo F do Euro 2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia ou Grécia).