O Manchester City é forte, mas não é favorito frente ao Sporting. A pretexto do desafio desta terça-feira da Liga dos Campeões, Bola Branca entrevistou Lucas João, avançado internacional português que cumpre, ao serviço do Reading, a sua sétima época consecutiva no futebol inglês. Apesar do poderio do Manchester City, Lucas João recusa entregar o favoritismo à equipa treinada por Pep Guardiola.
"É eliminatória de 50-50. Pela qualidade do futebol praticado pelo Sporting, creio que sim. Defendem muito bem, têm jogadores jovens de grande talento e têm algo a dizer na eliminatória. Será difícil para o Sporting mas dentro de campo tudo é possível", considera.
Em futebol tudo é possível, acentua o
avançado do Reading. Lucas João não deixa, porém, de reconhecer, que o Sporting
vai ter pela frente um adversário poderoso, composto por um plantel de
elevadíssimo nível.
"O Manchester City tem uma grande equipa. Um clube com forte poderio financeiro que tem dominado o futebol inglês nos últimos anos. Mas tudo é possível, o Sporting está em ascensão e o treinador [Rúben Amorim] tem feito um excelente trabalho", acrescenta.
Portugueses em destaque e um ataque demolidor
Lucas João considera que a principal arma do Manchester City está na forma agressiva e envolvente como a equipa se projeta na procura do golo. Os portugueses Ruben Dias, João Cancelo e Bernardo Sillva têm sido determinantes para a época de sucesso do City, que lidera a liga inglesa com nove pontos de vantagem sobre o Liverpool.
"Os portugueses têm conseguido destaque no futebol inglês e os do Manchester City têm estado a um nível muito elevado. O ataque do City é muito forte", diz.
Feliz no país do futebol
Nesta entrevista a Bola Branca, Lucas João, avançado de 28 anos, ex-Nacional da Madeira, fala da sua longa experiência no futebol inglês, onde chegou em 2015 para representar o Sheffield Wednesday, na altura treinado por Carlos Carvalhal. Esta época Lucas João soma dois golos e uma assistência em oito jogos pelo Reading, que luta para se manter no segundo escalão do futebol inglês, onde o avançado pretende prosseguir carreira.
"Tenho vivido aqui os melhores momentos da minha vida, tem sido uma experiência única. Este é o país do futebol e é aqui que quer estar", refere.
Na temporada passada, Lucas João apontou 22 golos e sete assistências, na sua melhor época individual. Em Portugal, passou pelo Nacional e Mirandela.
Voltar à seleção é objetivo
Em 2015, Lucas João chegou a marcar presença em dois jogos da seleção portuguesa. O sonho do regresso ao espaço da seleção nacional continua vivo, depois dessa experiência já lá vão sete anos.
"A seleção nunca se esquece e é sempre um objetivo. Continuo a trabalhar e a tentar dar nas vistas para ser opção", conclui.